SERVIÇOS JURÍDICOS: DPE Itinerante atenderá moradoras e moradores no bairro São Francisco neste sábado (16)

A ação será na Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima.

 

FOTO: ASCOM/DPE

Legenda: Os atendimentos iniciam a partir das 9h. 

 

Ação itinerante da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) levará neste sábado (16), a partir das 9h, atendimento e orientação jurídica gratuita às moradoras e moradores do bairro São Francisco e adjacentes. O evento será na Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima, localizada na rua Padre Caleri, nº 276 - São Francisco.

Os serviços ofertados serão para ação de alimentos, solicitação do Registro Civil (1ª via e 2° via), cumprimento de sentenças de alimentos, desarquivamento de processos, tomada de decisão apoiada, Interdição/Curatela e divórcio sem bens.

Também será possível solicitar a emissão da 1ª e 2ª via do Registro Geral (RG), graças a uma parceria firmada pela Defensoria Pública e o Instituto de Identificação Odílio Cruz.

Para solicitar um desses serviços, basta comparecer ao local de atendimento com documentos pessoais, como CPF, RG, Certidão de Nascimento dos menores, comprovante de residência e de renda, caso possuam.

O defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, explica quem pode solicitar assistência da Defensoria. “Pode recorrer à Defensoria a população vulnerável e/ou grupos minoritários hipossuficientes. Caso você tenha ou queira iniciar um processo na Justiça Estadual, ou teve algum direito negado, deve procurar a Defensoria para garantir seus direitos”, enfatizou.

EMISSÃO DO RG : A Carteira de Identidade, emitida pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, é gratuita somente para a 1ª via. Os documentos necessários para solicitar o documento são: Certidão de Nascimento (original e cópia) para quem é solteiro; Certidão de Casamento (original e cópia) para quem é casado. Também é preciso apresentar o comprovante original de residência, sem a necessidade de levar cópia.

2ª VIA: Para emissão da 2ª via do RG durante as ações da DPE-RR, a pessoa que solicita precisa ter acima de 12 anos, acessar com antecedência o site da Sefaz: www.sefaz.rr.gov.br, clicar no banner escrito “Dare Avulso”, preencher seus dados e inserir o código da Receita (8095 – Segurança Pública).  Em seguida, deve selecionar a opção “Cédula de identidade 2ª via” e confirmar as informações.

O valor da taxa para a Sefaz é de R$54,93. Com o boleto pago, o cidadão ou cidadã deve apresentar o comprovante junto com os documentos listados da 1ª via, quando for solicitar a 2ª via.

Top