CAPACITAÇÃO E PREPARO: Defensora Pública participa de palestra sobre violência doméstica para policiais militares

 

O objetivo foi sensibilizar e capacitar os profissionais da segurança pública para o atendimento de mulheres em situação de violência

 

 

Foto: ASCOM/DPE-RR

O evento contou com a participação de 70 policiais militares

 

 A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) participou nesta terça-feira (12), no auditório da Casa da Mulher Brasileira, de uma palestra sobre violência doméstica realizada pela Polícia Militar de Roraima (PM/RR).

 

O evento contou com a participação de 70 policiais militares, entre eles, homens e mulheres. O objetivo foi sensibilizar e capacitar os profissionais da segurança pública para o atendimento de mulheres em situação de violência.

 

Uma das palestras foi ministrada pela defensora pública Terezinha Muniz, titular da Defensoria Especializada da Mulher. Em sua fala, Terezinha destacou a importância da atuação dos policiais militares no combate à violência doméstica, ressaltando a necessidade de um atendimento humanizado e especializado às vítimas.

 

“Os policiais militares são muitas vezes os primeiros a chegar em uma situação de violência doméstica. Por isso, é fundamental que eles estejam preparados para acolher e proteger as vítimas, além de garantir que seus direitos sejam respeitados”, afirmou a defensora.

 

Terezinha pontuou ainda que a violência doméstica é um problema grave que atinge milhares de mulheres em todo o país. “A atuação conjunta da Defensoria Pública e da Polícia Militar é fundamental para garantir que as vítimas sejam acolhidas, protegidas e tenham seus direitos respeitados”, disse.

 

Durante a palestra, a defensora abordou os diferentes tipos de violência doméstica, como a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Ela também destacou os mecanismos de proteção à mulher previstos na Lei Maria da Penha, como a medida protetiva de urgência, o acompanhamento psicológico e social e o auxílio jurídico.

 

“O nosso estado é privilegiado por ter a Casa da Mulher Brasileira. Temos aqui todas as instituições necessárias para prestar o socorro, auxílio e orientação que essa mulher precisa.  Então a mulher não precisa ter medo, ter vergonha de contar ou buscar sua rede de apoio. Ela é vítima e existe uma saída”, finalizou.

 

A coordenadora do evento realizado pela PMRR, Major Ana Claudia de Santana, também ressaltou a importância da capacitação dos policiais militares para o atendimento às vítimas de violência doméstica.

 

“A PMRR tem o compromisso de garantir a segurança de toda a população, incluindo as mulheres vítimas de violência. Nesse mês das mulheres nós trazemos esse tema para reflexão e para chamar atenção das pessoas com relação a prevenção a crimes de violência doméstica, com frentes de combate e prevenção, e conscientização em escolas”, explicou Ana Cláudia.

Foto: ASCOM/DPE-RR

Terezinha pontuou ainda que a violência doméstica é um problema grave que atinge milhares de mulheres em todo o país

 

ATENDIMENTO

 

A Casa da Mulher Brasileira em Boa Vista está localizada na Rua Uraricoera, S/N, no bairro São Vicente. O atendimento é realizado de domingo à domingo, 24h por dia. A Casa oferece diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de violência, entre elas o atendimento da Defensoria Especializada da Mulher.

 

Para mais informações e agendamentos, o WhatsApp da Especializada da Mulher funciona das 8h às 14h pelo telefone (95) 98419-6228.

 

ASCOM/DPE-RR

Top