Defensoria e Prefeitura de Cantá oficializam início das obras do Núcleo da Defensoria de Cantá

Futura Comarca do Cantá

 

 FOTO: ASCOM/DPE

Em um evento que reuniu autoridades locais, moradores, servidores municipais e conselheiros tutelares no município de Cantá, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e a Prefeitura Municipal de Cantá oficializaram o início das obras do núcleo da Defensoria de Cantá. A cerimônia ocorreu no dia 05 de março, no terreno que será a nova sede de atendimento.

A nova unidade representa não apenas um avanço significativo para os direitos dos cidadãos locais, mas também um importante passo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

FOTO: ASCOM/DPE

 

Em 150 dias, a unidade terá uma estrutura moderna e acessível, incluindo piso tátil, banheiros adaptados com alarme audiovisual, sinalização em braille e gabinetes de atendimento.Recursos de emenda parlamentar de R$ 396.495,45.

Em seu discurso, o defensor público-geral, Oleno Matos, contextualizou as dificuldades e os esforços necessários para tornar esse projeto uma realidade. Matos, que já atuou como deputado estadual, destacou a importância da persistência e da cooperação entre os diversos setores da sociedade e do governo para alcançar este marco.

FOTO: ASCOM/DPE

Na ocasião, Matos lembrou da luta que travou há mais de uma década pela criação da Comarca de Cantá. Desde a abaixo-assinado com mais de 5 mil assinaturas entregue na ALE-RR, no TJRR, à época de deputado estadual. “Eu acredito que a gente está lançando hoje também a pedra fundamental da futura comarca do Cantá, porque não tem sentido que não seja instalada uma Comarca, tendo em vista que o município atende todos os requisitos para tal conquista”, explicou.

O vereador Parima Veras (Cidadania), marcou presença em nome de sua mãe, a ex-deputada estadual e defensora pública Lenir Rodrigues. Mesmo ausente devido a uma recente cirurgia, ela, que é defensora pública de carreira, foi homenageada pela alocação da emenda parlamentar que viabilizou a construção do prédio. Parima enfatizou o comprometimento de sua mãe com os direitos dos cidadãos, ressaltando que o projeto se concretizou graças ao seu empenho e dedicação.

“A sede própria da Defensoria Pública no Cantá não apenas representa um avanço para a população local, mas também um marco para o desenvolvimento deste município. Acreditamos que, através dessa iniciativa, estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa em todo o estado de Roraima", disse Veras.

FOTO: ASCOM/DPE

A nova sede da Defensoria Pública em Cantá simboliza não apenas a promoção do acesso à justiça para todos, mas também um estímulo ao crescimento econômico local. "Aqui, vamos iniciar uma obra belíssima que vai trazer melhor atendimento à população, gerar emprego, renda e impostos para o nosso município", afirmou o prefeito de Cantá, André Castro (Progressistas) ressaltando o impacto positivo que a iniciativa terá em várias frentes.

“O início das obras é apenas o começo de uma nova fase para o Cantá, que se beneficia diretamente do esforço conjunto de líderes dedicados e da comunidade. A realização desse projeto é um testemunho do que pode ser alcançado quando há um compromisso compartilhado com o progresso social e o desenvolvimento sustentável”, comemorou a conselheira Lili Sarmento, conselheira tutelar do Cantá.

Top