DESCOMPLICA: Programa da DPE-RR de mediação de conflito nas escolas retorna nesta quarta-feira (28)

 

Em 2024, nove escolas estaduais da capital serão atendidas pelo programa

Foto: ASCOM/DPE-RR

 Descomplica atua desde 2018 sob coordenação da defensora pública Elceni Diogo

 

O programa “Descomplica: Estimulando a Mediação de Conflitos na Escola”, da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), retoma suas atividades nesta quarta-feira (28) na Escola Estadual Fagundes Varela, no bairro Nova Cidade. No total, o projeto atenderá nove escolas estaduais da capital.

O foco é promover métodos alternativos de resolução de conflitos para cultivar uma cultura de paz e convivência saudável entre os alunos do ensino médio e fundamental, a partir do 9º ano.

O trabalho é desenvolvido pela Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) e Escola Superior da DPE-RR, com o objetivo de ensinar aos alunos, técnicas de mediação utilizadas na prática diária da instituição.

Sob a coordenação da defensora pública Elceni Diogo, desde 2018 a ação promove métodos alternativos de resolução de conflitos que promovam a cultura de paz e de convivência saudável.

“Nosso objetivo é promover uma mudança de atitude nos alunos, introduzindo conceitos de mediação, pacificação e auto-gerenciamento de conflitos pelos próprios estudantes. É um trabalho muito gratificante e esperamos colaborar para uma harmonia dentro das escolas”, afirmou Elceni.

As nove escolas participantes foram selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação, com foco na vulnerabilidade social. Para a gestora da Escola Estadual Fagundes Varela, Sinésia Pereira, que será a primeira a receber as atividades do projeto em 2024, é um momento muito gratificante para os professores, alunos e pais.

Foto: ASCOM/DPE-RR

 

“A primeira edição trouxe resultados muito positivos. Estamos em uma área vulnerável, lidando com problemas sérios como bullying, tráfico de drogas e prostituição. O Descomplica tem sido essencial para reforçar os valores dos alunos”, disse ela.

A defensora explica que o programa não se limita ao ensino teórico, mas também propõe atividades práticas e outras técnicas de aprendizagem adaptadas à realidade das escolas, visando um impacto significativo e positivo na comunidade escolar.

“A ideia é trabalhar uma mudança de postura nos alunos, levando alguns conceitos da mediação, a ideia de pacificação, e especialmente de gerenciamento de conflito pelos próprios alunos. É um trabalho muito gratificante e esperamos colaborar para uma harmonia dentro das escolas”, pontuou Elceni.

CONFIRA O CALENDÁRIO 2024:

28, 29/02 e 01/03: Escola Estadual Fagundes Varela

03,04,05/04: Escola Estadual Jesus Nazareno

08,09,10/05: Escola Estadual Penha Brasil

Junho: Escola Estadual América Sarmento

Julho: Escola Estadual José Nepote

Agosto: Escola Estadual Maria das Neves

Setembro: Escola Estadual São José

Outubro: Escola Estadual Ulysses Guimarães

Novembro: Colégio Estadual Militarizado Hitler de Lucena

Top