HONRA AO MÉRITO: Condege reconhece atuação do senador Eduardo Gomes em prol das defensorias públicas
Homenagem, em parceria com a DPE-TO, foi realizada na noite de quarta-feira (12), em Brasília (DF).
FOTO: ASCOM DPE-RR
Na noite de quarta-feira (12), a diretoria do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e a Defensoria Pública de Tocantins (DPE-RR), uniram-se para homenagear o senador Eduardo Gomes (PL-TO) pelo apoio prestado às Defensorias Públicas brasileiras.
Durante o evento, foi discutida a importância do trabalho dedicado à instituição para a ampliação e implementação de futuros projetos destinados à população vulnerável.
Os agradecimentos e homenagens ao senador foram prestados por defensores públicos-gerais de todo país que se fizeram presente. O defensor público-geral de Roraima e presidente do Condege, Oleno Matos, chamou a atenção para a homenagem como um momento histórico para a Defensoria Pública. Ele também destacou Eduardo como um incansável lutador das causas da instituição.
“Temos sempre que lembrar daqueles que nos apoiam e tem um olhar diferenciado às nossas causas. Eduardo faz parte da família Defensoria e aplica isso no dia a dia através do fortalecimento do trabalho da nossa instituição. Temos um longo caminho pela frente em busca de maior atenção e apoio aos trabalhos de acesso à justiça à população mais carente e vulneráveis”, disse.
Oleno completou que a falta de recursos financeiros e estrutura dificulta a ampliação dos trabalhos da Defensoria, e o baixo número de membros precisa crescer. Para ele, é necessário unir forças para lutar pela missão de prestação da assistência jurídica a todos que precisarem dos serviços da Defensoria.
A defensora pública-geral de Tocantins, Estellamaris Postal, ressalta que a trajetória do senador em defesa do trabalho realizado pelas Defensorias não vem de hoje, e isso faz toda a diferença para a história do Estado.
“Essa parceria do senador com a Defensoria Pública vai muito além dos atuais projetos que ele defende e do que ele faz. Realmente é uma história junto à nossa instituição. A Defensoria foi criada já com o Eduardo defendendo o que a instituição significava para a população brasileira. Isso faz toda a diferença para Tocantins”, destacou ela.
Como deputado federal e defensor público, Stélio Dener reforçou a importância de reconhecer o trabalho de autoridades políticas que apoiam as causas das Defensorias Públicas e buscam ampliar projetos da instituição.
“Entendo que é necessário ter um reconhecimento na busca dessas autoridades. Porque reconhecer na prática é abraçar, é pegar na mão, é apoiar, é levar para uma sabatina e ajudar, é pegar um projeto, ouvir e dizer que vai nos colocar no lugar correto constitucionalmente. É exercer na prática!”, disse ele.
Para o homenageado, Eduardo Gomes, foi um momento de muita emoção e gratidão.
“Muitas carreiras defendem coisas, a Defensoria defende pessoas. Vejo muita movimentação de recursos em torno de projeto, visualização, controle e rastreabilidade. Mas se os recursos vindos do exterior para organizações não governamentais que já tem o seu próprio recurso, fossem destinados às defensorias da Amazônia, aos interiores, aos yanomamis e aquelas que atendem ribeirinhos, mais pessoas estariam atendidas”
O senador completou a importância de um trabalho redobrado e que lutará para que a cada recurso internado para o desenvolvimento de políticas públicas, um percentual seja vinculado para os trabalhos da Defensoria Pública.