DPE-GO sedia 68ª Reunião Ordinária do Condege em Goiânia

DPE-GO sedia 68ª Reunião Ordinária do Condege em Goiânia

Foto: ASCOM/DPE-RR

 

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) sediou a 68ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada em Goiânia. Na ocasião, o colegiado formado por defensoras e defensores públicos-gerais, junto aos respectivos subdefensoras e subdefensores públicos-gerais de 20 estados e o Distrito Federal, discutiu o aprimoramento do acesso à justiça no país. A reunião do Condege ocorreu na manhã desta terça-feira (8/11), no auditório Bela Vista, no AlphaPark Hotel, Residencial Alphaville Flamboyant.

“A partir daqui nós podemos enxergar que existe na sociedade um grupo muito grande de pessoas que precisam do nosso trabalho. Essas talvez sejam as matrizes do Condege: a perspectiva de construção de uma instituição que ainda tem muito a contribuir com a sociedade”, argumenta o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Junior.

O presidente do Condege e defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, destaca a importância dos temas debatidos na reunião. “As reuniões sempre trazem assuntos importantes como o aprimoramento de temas relacionados ao acesso à justiça no nosso país e como padronizar cada vez mais a sua atuação em prol da população que mais precisa”, comenta.

Na ocasião, o Condege aprovou a criação da Coordenadoria Setorial de Comunicação, a qual será coordenada pela subdefensora pública-geral do Ceará, Sâmia Costa Farias Lima. Além das pautas centrais da reunião, a DPE-GO apresentou o Programa Cuidar e realizou o lançamento do Conecta DPE, aplicativo gratuito da Defensoria destinado a toda a população.

 

Foto: ASCOM/DPE-RR

Conecta DPE

Durante a reunião do Condege, a Defensoria lançou o aplicativo Conecta DPE destinado a toda a comunidade. Gratuito, o app permite o acompanhamento dos procedimentos abertos na DPE-GO (judiciais e extrajudiciais) e o acesso rápido aos telefones e endereços das Unidades. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, o produto integra o projeto DPE Digital.

 “O aplicativo integra o sistema Conecta DPE, desenvolvido e utilizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás desde 2021. O app é mais uma ferramenta tecnológica que permite ter na palma da mão o acesso aos serviços da DPE-GO e ao seu histórico e movimentações relativas ao seu atendimento”, argumenta o defensor público-geral de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior.

O presidente do Condege e defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, parabenizou a iniciativa da Defensoria.  “O aplicativo eleva o patamar da Defensoria Pública de Goiás, tornando-a reconhecida estadualmente e referência para todos no país”, pontua.

Cuidar

No início da reunião do Condege, a Defensoria apresentou aos membros e membras do Condege o Programa Cuidar, programa socioambiental da DPE-GO. Além disso, foram entregues kits com produtos reciclados e que demonstram a aplicação no dia a dia.

O kit contém sacola ecobag, produzida a partir de banners utilizados em campanhas da Defensoria, que são encaminhados a pontos de reciclagem, que são entregues a membros e membras, e servidores da DPE-GO. Além disso, o kit de biofertilizante de café que é utilizado no jardim das unidades da defensoria; caneta e bloco de anotações produzidos com material reciclável.

“A nossa iniciativa foi trazer materiais produzidos com 100% de reaproveitamento de material da Defensoria e mostrar a todos o case de sucesso desse programa para futuramente difundir essa política em todo o país”, explica o Diretor geral de administração e planejamento, Marcelo Graciano Soares. A coordenadora do programa, Mariana Ruas, também participou da apresentação.

Top