POR ACLAMAÇÃO: Sete entidades são eleitas para ingressar no Conselho de Pessoa com Deficiência de RR

 

Os representantes ingressos atuarão no Conselho em 2023 e 2024.

 

FOTO: ASCOM/DPE

A mesa foi conduzida pelo presidente da Comissão, Oleno Matos

 

O Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima (Coede-RR) realizou o fórum de eleição dos representantes da sociedade civil para ingresso na entidade para o biênio 2023-2024.

A eleição foi conduzida na sala de Reuniões dos Conselhos, no dia 31 de agosto, pelo defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, que é membro do Coede-RR e presidente da Comissão Eleitoral do Conselho. A votação ocorreu por aclamação.

O Coede-RR foi criado em dezembro de 2008 e é um órgão estadual independente ligado à estrutura da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

O número de candidatos inscritos para ingresso no Coede-RR correspondeu exatamente ao quantitativo de vagas existentes por categoria no Conselho, que são entidades não governamentais de atenção voltada à pessoa com deficiências.

Ao todo, foram habilitadas para participar do fórum de representantes sete associações, sendo elas: a Associação de Pais, Amigos e Familiares da Pessoa com Síndrome de Down (AMARDOWNRR), Associação Suo Jure dos Surdos de Roraima (ASSJSRR), Associação dos Deficientes Visuais de Roraima (ADVIR), Associação Ases de Rodas (AAR), Associação Roraimense de Pessoas com Deficiência e do Espectro Autista (ARPDEA), o Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima).

 

FOTO: ASCOM/DPE

A comissão da eleição foi composta por representantes das entidades atuais

 

Também com assento no Conselho participaram representantes do poder público, como a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Roraima (OAB-RR), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria de Educação, entre outros.

O atual presidente do Coede-RR, Jean Martins, afirmou que a participação das entidades é essencial para a consolidação do Conselho. “Este momento foi muito importante pela integração de todas aquelas entidades que trabalham pela luta da política da pessoa com deficiência, fortalecendo cada vez mais o Conselho, que por sua vez fortalece estas entidades para que esta política possa dar uma condição melhor a essas pessoas”, disse.

O presidente da comissão eleitoral do Coede-RR, Oleno Matos, afirmou estar contente, pois a maioria das associações se candidataram para ingressar no Conselho. 

“Esse fórum foi muito importante para que pudéssemos aprovar os nomes dos representantes da sociedade civil para atuação no Coede-RR, pois é o início da formação da nova composição do Conselho para 2023. Ficamos felizes porque praticamente todas as representações sociais tiveram candidaturas, isso mostra que as associações estão realmente interessadas em contribuir cada vez mais com as políticas públicas deste público-alvo", explicou.

 

 FOTO: ASCOM/DPE

ASCOM/DPE: (95) 3623-1615/(95) 99118-1698 / (95) 99153-6513

Top