Condege promove reunião das Escolas Superiores e Centros de Estudo em Porto Alegre
A Comissão Especializada de Escolas Superiores e Centros de Estudo do Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) promoveu um encontro, em Porto Alegre, na última semana, com representantes de 11 estados (RS, MA, PA, PE, AM, MS, MG, SP, BA, RO, RR).
A Defensoria Pública de MS foi representada pela diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.
A reunião foi agendada para discutir as experiências sobre as escolas/centro de estudos já existentes, assim como debater a respeito das bibliotecas, que algumas Defensorias Públicas conseguiram instalar.
“O encontro teve o intuito, acima de tudo, de sistematizar o conjunto de contribuições intelectuais que são produzidas em cada Estado", afirmou o presidente da Comissão, Defensor Público do Pará, Antonio Cardoso.
Conforme a diretora executiva do Centro de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (Cecadep), Virgínia Feix, a Comissão deliberou encontros locais para conhecer as escolas dos estados.
Além disso, foram discutidos os seguintes assuntos:
• Perfil e modelo padrão de Escola Superior da Defensoria Pública;
• Integração entre as Defensorias Públicas e suas respectivas Escolas Superiores e/ou Centro de Estudos e a Escola Nacional da Defensoria Pública;
• Metodologias eficazes para realização de cursos, contratação de professores com sugestão orçamentária para as despesas da escola e licitação específica;
• Conhecimento das realidades das Bibliotecas das Escolas Superiores e/ou Centro de Estudos;
• Cadastro nacional de capacitadores/professores das Escolas Superiores e/ou Centro de Estudos, estudando formas de remuneração desses profissionais.
Os membros da Comissão debateram, ainda, sobre a importância e pertinência de ser criada uma Escola Nacional das Defensorias Públicas, bem como de se criar uma associação pública ou fundação para viabilizar a elaboração de uma revista nacional das Defensorias.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Condege.