NÚCLEO DA DPE: Defensoria e Estácio firmam parceria para promover a população atendimento jurídico gratuito

Núcleo de Atendimento oferecerá consultas e acompanhamento jurídico à comunidade, em diversas áreas

 

 

 FOTO: ASCOM/DPE-RR

Centro Universitário tem uma localização estratégica, no bairro União, zona Oeste da cidade

 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia, assinaram nessa segunda-feira (27), parceria para reiniciar atendimentos jurídicos gratuítos para a população da capital Boa Vista no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição de ensino superior. A iniciativa visa facilitar o acesso à justiça de pelo menos 11 bairros da zona Oeste da capital, com alta demanda por serviços jurídicos. O atendimento deverá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e das 14h às 18h.

A ação possibilitará que estudantes de Direito, do 7º ao 10º semestre, atuem na prática, sob a supervisão de defensores públicos, assessores jurídicos e professores de Direito.

O Núcleo de Atendimento oferecerá consultas e acompanhamento jurídico à comunidade, em diversas áreas, com foco em direito de família, como ações de divórcio, pensão alimentícia, direitos do idoso, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros serviços.

FOTO: ASCOM/DPE-RR

 

O defensor público-geral, Oleno Matos, destacou a importância da parceria para ampliar o acesso à justiça na região, com a dedicação de profissionais experientes e a participação de alunos em formação.

“Essa reativação do Núcleo de Atendimento é importante para a Defensoria Pública, pois permitirá descentralizar os atendimentos. Com o núcleo mais próximo, as pessoas economizarão tempo e dinheiro, sem precisar ir ao centro para buscar auxílio jurídico. Estamos confiantes de que esse novo núcleo terá muita procura por parte da população”, afirmou.

Segundo Oleno, a comunidade próxima à Estácio representa 25% da população da capital, sendo um local estratégico para a parceria. “Temos quase mil estudantes de direito que precisam de prática, e é isso que vamos proporcionar aqui. Estácio e Defensoria Pública atenderão toda a comunidade, ao mesmo tempo em que oferecem aos alunos a oportunidade de prática diária. Não tenho dúvida de que isso será de grande valia para a população do nosso estado”, comentou.

A reitora Brena Linhares expressou a alegria de retomar a parceria. “Nossa localização facilita o atendimento à população. Aqui no bairro União e nos bairros próximos, conseguimos atender um grande número de pessoas, o que é positivo tanto para a Defensoria quanto para nossos alunos, que podem praticar o que aprendem em sala de aula e ao mesmo tempo contribuir para o acesso à justiça. Eles vivenciarão na prática como é a assistência jurídica feita pelos defensores de Roraima. Como toda parceria, é uma via de mão dupla. A faculdade, nossos alunos e docentes serão beneficiados, e a Defensoria poderá atender a comunidade em uma localização mais acessível”, comentou.

FOTO: ASCOM/DPE-RR

De acordo com a avaliação do acadêmico do 8º semestre de Direito, Luciano Jonas, que está em sua segunda graduação, a parceria trará uma enorme bagagem de conhecimentos e uma excepcional oportunidade para o mercado de trabalho. "Estamos muito entusiasmados com a parceria que reinicia os trabalhos no Núcleo de Práticas Jurídicas. Este projeto oferece uma oportunidade única para nós, estudantes, aplicarmos na prática o que aprendemos em sala de aula. Ao mesmo tempo, podemos fazer uma diferença real na vida das pessoas da comunidade, oferecendo-lhes acesso a serviços jurídicos de qualidade e gratuitos. É uma experiência enriquecedora tanto para nosso desenvolvimento profissional quanto para o apoio à sociedade", disse.

 

Top