Casamento Coletivo: "Enfim, Casados!" celebra união de 60 casais em Caracaraí

 

 

Projeto da Defensoria Pública de Roraima já uniu mais de 800 casais que não teriam condições de arcar com custos da cerimônia civil

 

FOTOS: ASCOM DPE-RR

 

 

Depois do sucesso em Boa Vista, foi a vez de Caracaraí, a 140 quilômetros da capital, celebrar o amor e a união de 60 casais durante o Casamento Coletivo "Enfim, Casados!", um programa da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). A cerimônia, realizada na tarde desta segunda-feira (20), integra o Maio Verde, programação especial em comemoração ao aniversário da instituição.

 

Desde o lançamento do projeto "Enfim, Casados!", mais de 800 casais já disseram "sim" em cerimônias realizadas em cinco municípios do estado. A iniciativa garante acesso ao reconhecimento legal da união, além de fortalecer laços com a comunidade e promover valores de união familiar e inclusão.

 

A cerimônia em Caracaraí foi repleta de emoção, com familiares e amigos presentes para testemunhar este momento especial. O evento foi realizado pela Defensoria Pública de Roraima, em parceria com a Prefeitura de Caracaraí, a Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e cartórios.

 

Entre os casais estava a secretária Luzinete Albuquerque Silva, 54, e a chef de cozinha Fabiane Alves de Oliveira, 41. Elas foram as primeiras a se inscreverem para o casamento coletivo. Luzinete conta que elas estão juntas há quase seis anos e sempre tiveram a vontade de oficializar a união, mas havia obstáculos, como a pandemia e outras questões pessoais. “Passamos por muitas coisas juntas, algumas boas e outras nem tanto, e sempre seguramos a mão uma da outra. Agora, com essa oportunidade, conseguimos realizar nosso sonho."

 FOTOS: ASCOM DPE-RR

O subdefensor público-geral, Natanael Ferreira, falou com alegria sobre o evento, destacando a importância de levar essa ação para o interior. "A logística muda bastante, mas nos animamos com a resposta da comunidade. Trazer esse serviço com segurança para essas famílias é uma grande satisfação", afirmou.

 

A defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do projeto "Enfim, Casados!", comemorou o sucesso da primeira edição em Caracaraí. "Com o casamento de hoje, a Defensoria Pública já se aproxima de 900 casamentos realizados desde o início do projeto no ano passado. Há uma grande expectativa por parte dos noivos, e casar é um sonho que muitos têm. Estamos felizes em poder realizar esse sonho para tantas pessoas", declarou.

 

A juíza Graciete Sotto Mayor, titular da Vara da Justiça Itinerante, destacou a honra de participar de um momento tão especial na vida dos casais. "A grande maioria está formalizando uma união que já existe, muitas vezes com filhos. É uma honra poder participar disso", disse.

 

O vice-prefeito de Caracaraí, Julinho Reis, também se dirigiu aos presentes, desejando bênçãos a todos os casais. "Quero que Deus abençoe cada um de vocês. Todos já são abençoados, mas vão ser muito mais a partir de agora", afirmou.

 FOTOS: ASCOM DPE-RR

Enfim, Casados!

 

A iniciativa é uma forma de promover cidadania a casais que enfrentam dificuldades financeiras para oficializar sua união civil. Ao oferecer cerimônias de casamento coletivo de forma gratuita, o projeto garante o acesso ao reconhecimento legal de sua união, além de fortalecer laços com a comunidade e promover valores de união familiar e inclusão.

FOTOS: ASCOM DPE-RR

 

Em 2023, o projeto promoveu quatro cerimônias: em maio, 50 casais se uniram no município de Rorainópolis; em junho, 203 casais disseram sim em Boa Vista; em agosto, foi a vez de 121 casais celebrarem o amor em São João da Baliza; e em dezembro, 198 casais de estrangeiros oficializaram o Amor Sem Fronteiras. Recentemente, mais 252 casais foram unidos oficialmente em Boa Vista, totalizando 824 casais participantes do programa, até o momento.

Top