PARCERIA: DPE-RR leva atendimento jurídico gratuito para evento alusivo ao Dia do Trabalhador
Evento promovido pela CUT-RR acontece no dia 4 de maio, a partir das 7h30, no Parque Germano Sampaio, no Pintolândia.
FOTO: ASCOM DPE-RR
População deve apresentar a documentação pessoal para receber atendimento.
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da DPE Itinerante, aderiu a programação do evento promovido pela Central Única dos Trabalhadores de Roraima (CUT-RR), marcado para o dia 4 de maio, sábado, no estacionamento do Parque Germano Sampaio, no bairro Pintolândia.
O evento vai iniciar às 7h30 e acontece em alusão ao Dia da Trabalhadora e do Trabalhador. Com a Defensoria Itinerante, as pessoas participantes terão acesso a diversos serviços da área cível e familiar, além de consulta a processos acompanhados pela Defensoria (veja exemplos no fim do texto).
Segundo Maceli Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Roraima (SINTRAS-RR), o objetivo do evento é descentralizar serviços para trabalhadoras e trabalhadores que vivem na zona Oeste e não têm tempo para acessá-los.
“A gente está fazendo um dia de lazer e vários serviços. Por exemplo, moro na zona Oeste de Boa Vista e não tenho tempo, preciso de um serviço da Defensoria e ela vai estar lá. Essa parceria é fundamental para o êxito do nosso evento. O defensor-geral Oleno abraçou de pronto. Esse evento vem para descentralizar um pouco os serviços, levar um pouco de lazer e descontração. Vai ter ginástica laboral, vai ter dança. Vai ser um evento bem bonito”, detalhou Marceli.
O defensor público-geral, Oleno Matos, elogiou a iniciativa em levar serviços públicos, como os da DPE, para um dia voltado a trabalhadoras e trabalhadores. Ele ressaltou o total interesse da DPE-RR em firmar essa parceria, por meio da DPE Itinerante, já que a finalidade é servir o cidadão.
“As trabalhadoras e trabalhadores são as pessoas que movem o país, estejam elas na iniciativa pública ou privada. São elas que tornam nossa sociedade possível. Abraçamos de imediato a iniciativa, vamos levar nossos atendimentos e esperamos que esse momento possa fazer a diferença para todos que participarem”, disse.
Maceli reforça o convite e reafirma que o evento vai ofertar diversos serviços, além da parceria com a Defensoria.
“Nós vamos agregar vários serviços, ainda estamos construindo parcerias. A primeira divulgada foi a Defensoria. Nós teremos outros parceiros, como a Setrabes que vai estar lá com todos os serviços. Então, participe. Você que não tem tempo de resolver estas questões, mais voltadas para os serviços da Defensoria, vá lá que a Defensoria vai estar presente”, reforçou Maceli.
SERVIÇOS: A DPE Itinerante oferta serviços como reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação ou suprimento de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade e maternidade biológica ou socioafetiva, suprimento de registro de óbito, informações sobre processos acompanhados pela Defensoria, além de outras informações de ações de natureza consensual. Além disso, ações de alimentos, divórcio sem bens, reconhecimento de maternidade e paternidade e assentamento indígena tardio, também entraram no tópico entre as demandas mais solicitadas pela população.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Para utilizar o serviço da Itinerante, basta dirigir-se até o local da ação, no dia do atendimento, com todos os documentos que envolvam o processo que deseja ingressar e, se possível, com a outra parte envolvida no conflito, se for o caso. Além de CPF, RG, certidão de nascimento dos menores, comprovante de residência e comprovante de renda, caso possua.