‘DEVANEIOS DE UMA ASSESSORA JURÍDICA’: Livro aborda histórias reais de reeducandos e seus familiares atendidos pela Defensoria
O lançamento será realizado nesta quinta-feira (13), no Teatro Municipal de Boa Vista, em evento aberto ao público
Foto: Arquivo Pessoal
“Espero que as pessoas, ao lerem as histórias, se sensibilizem, se emocionem e até reflitam sobre a vida”, destacou a autora.
O livro “Devaneios de uma assessora jurídica”, que aborda histórias reais de reeducandos atendidos pelas Defensorias Públicas, será lançado nesta quinta-feira (13), no Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 19h.
A obra foi escrita por Franciany Veras, assessora jurídica há quase seis anos na Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). Ela conta que viu na escrita um refúgio durante a pandemia. O livro foi escrito baseado no seu tempo de passagem pelo gabinete da execução penal, ramo em que, segundo ela, a atuação causa muito receio no mundo jurídico.
“É um livro de ficção baseado em fatos reais. Embora as histórias tragam consigo, como centro principal, a pessoa que se encontra privada de sua liberdade, elas são vividas, na maioria das vezes, pelos familiares que se socorrem à Defensoria Pública em busca da efetivação da Lei de Execução Penal”, explicou.
A autora reuniu histórias inspiradas no cotidiano de uma assessora jurídica entre os anos de 2017 e 2022, e trouxe dilemas vivenciados durante casos em que se deparou com a linha tênue entre a realidade do sistema penal brasileiro e o princípio da dignidade da pessoa humana.
“Os atendimentos realizados nos mostram que é possível contribuirmos para mudar para melhor a vida das pessoas todos os dias, mesmo que com pequenos gestos, e nos ensina sobre o amor incondicional”, ressaltou Franciany.
Para a defensora pública Aline Pereira, a iniciativa de Franciany em publicar o livro revela-se louvável por humanizar os casos abordados pela DPE-RR diariamente.
“Ela mostra que, por trás de cada um dos casos, existe uma história de vida, com suas glórias e percalços. Além disso, a autora, por meio de tão primorosa obra, nos faz lembrar da importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa. Sem dúvida, a publicação de um livro sob a visão de uma assessora jurídica, reforça a relevância social desta instituição indispensável à garantia constitucional do acesso à justiça, que é a Defensoria Pública”, destacou Aline.
Foto: Arquivo Pessoal
LANÇAMENTO
Sobre a expectativa e o sentimento para o lançamento de seu primeiro livro, ela conta que o momento é de alegria e espera causar uma reflexão pessoal nos leitores.
“É indescritível o mix de sentimentos neste momento. A ansiedade é inevitável, e as expectativas para o lançamento são grandes. Espero que as pessoas, ao lerem as histórias, se sensibilizem, se emocionem e até reflitam sobre a vida, e que, acima de tudo, conheçam e olhem para a Defensoria Pública como uma instituição que busca sempre a promoção dos direitos humanos”, finalizou.
A noite de lançamento e a sessão de autógrafos serão abertas ao público. Para mais informações, basta entrar em contato pelo número (95) 99111-9057.