DPE ZAP: Atendimento virtual da DPE-RR é aprimorado e servidores passam por treinamento

 

Ferramenta foi implantada no início da pandemia; nova tecnologia já está em funcionamento

 

 

Foto: ASCOM/DPE

 Durante a capacitação, a nova ferramenta já está sendo usada nos atendimentos

 

Com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais a prestação de serviços à população, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) está promovendo uma capacitação para servidores sobre o novo modelo adotado no atendimento virtual DPE Zap. O treinamento encerra nesta sexta-feira (23).

O novo formato foi elaborado pela equipe de Desenvolvimento de Sistemas da DPE-RR e deve agilizar o agendamento dos serviços e antecipar a coleta de informações para o atendimento inicial entre população e gabinete defensorial, tanto na área cível quanto criminal.

Neste novo formato, os servidores passam a usar o programa DIVA (Defensoria Inteligente Virtual e Artificial), que simula um atendimento inicial dos assistidos e assistidas para, a partir disso, realizar a triagem das demandas e encaminhá-las para os núcleos responsáveis. Em seguida, o diálogo será feito pelos servidores. 

 Criado em meio a necessidade do distanciamento social, o DPE ZAP foi instalado para dar continuidade no atendimento da população de forma online. No entanto, mesmo com a retomada dos atendimentos presenciais, o método remoto foi incorporado à rotina da instituição. 

 Para o defensor público, Natanael Ferreira, que acompanha o treinamento, o novo sistema facilitará o atendimento direto com a população e destaca a importância da gestão de dados, que não era possível no método anterior. A ferramenta será usada também nas sedes do interior do estado.

 “A inteligência artificial vai ser capaz de identificar as demandas e fazer o direcionamento para a área específica de atendimento. Com isso, vamos facilitar o agendamento dos (as) assistido (as) com a Defensoria. O ponto mais fundamental nesse sistema é que a DPE-RR agora passa a ter total gerenciamento dessas informações. É uma série de melhorias e vai refletir diretamente na qualidade do nosso atendimento”, disse. 

 Ferreira destaca ainda que dentre as funcionalidades do sistema, há uma pesquisa de satisfação, na qual será possível mensurar como este novo atendimento está sendo recebido pelos assistidos. A capacitação está ocorrendo de maneira prática e já é possível visualizar o feedback positivo na plataforma. 

DPE ZAP: Os atendimentos virtuais da DPE-RR são realizados por meio do Whatsapp 95 98104-2048. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h. 

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