SISTEMA PRISIONAL: DPE-RR e Depen assinam convênio que vai possibilitar videoconferência entre reeducandos e familiares

 

O projeto será executado após o período eleitoral e tem como objetivo fortalecer o atendimento jurídico e psicossocial

 

FOTO: ASCOM/DPE-RR

 Projeto vai ampliar os atendimentos jurídicos e psicossociais dos internos e familiares.

 

O defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, assinou nesta terça-feira (23) o convênio junto ao Ministério da Justiça, via Departamento Penitenciário Nacional (Depen-MJ), que regulamenta a fomentação do Núcleo de Assistência Jurídica às pessoas privadas de liberdade e visitas familiares por videoconferência. O convênio n° 931601/2022 será executado após o período eleitoral.

 

Por meio do projeto, haverá o fortalecimento da atuação da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) no sistema penitenciário, elevando a quantidade de atendimentos jurídicos e psicossociais dos internos, bem como de seus familiares.

 

Um dos objetivos do projeto é diminuir a distância entre os familiares e reeducandos do sistema prisional. Será possível a comunicação entre cônjuges, filhos, pais e outros familiares.

 

Para a realização das chamadas serão utilizadas as estruturas já existentes nas unidades penais, além da aquisição de equipamentos de videoconferência para a sala que será equipada no Núcleo Criminal da DPE-RR, no bairro Caranã, para uso dos familiares.

 

Caso o familiar não possua acesso à internet ou um bom equipamento para realizar a chamada virtual, a DPE-RR irá disponibilizar um veículo para o deslocamento do parente até o Núcleo.

 

O assessor técnico da DPE-RR, Ricardo Watanabe, que atuou na elaboração do projeto, afirma estar ansioso para ver o trabalho em execução. Ele considera ser um grande trabalho da instituição, tendo em vista a importância do contato entre o reeducando e os familiares no trabalho de ressocialização.

 

“Acredito que será uma solução para suprir um pouco a falta de contato dos familiares com os detentos. Por isso, a execução deste projeto é essencial para que os reeducandos possam ter notícias e amenizar as saudades da família, mesmo que seja por vídeo. Considero um grande trabalho da Defensoria Pública e estou ansioso para ver o projeto sendo executado com essas melhorias ”, explicou.

 

O defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, afirma que o projeto fortalecerá o vínculo do detento com a família.

 

“Este convênio será de grande relevância na ressocialização da pessoa privada de liberdade em Roraima. Vamos proporcionar a aproximação dos laços familiares e fortalecer o atendimento jurídico e social que já fazemos nas unidades prisionais”, disse.

 

O núcleo atuará na capital, mas atenderá todas as comarcas do estado. O projeto foi assinado e será divulgado no Diário da União em breve.

 

ASCOM DPE (95) 3623-1615/(95) 99118-1698/(95) 99153-6513.

Top