Defensoria participa das comemorações pelos 10 anos da escola municipal Carlos Raimundo Rodrigues
A Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues comemorou seu 10º aniversário de criação. Para marcar a data, escola e comunidade promoveram no sábado, 21, um dia de confraternização com a realização de várias atividades sociais. Participaram profissionais de várias entidades convidadas, como Defensoria Pública do Estado, Exército Brasileiro, Base Aérea de Boa Vista, Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), e Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
A Defensoria Pública do Estado (DPE) participou das ações, por meio do programa Defensoria Itinerante, prestando orientações e encaminhamentos, no período da manhã. Os atendimentos foram coordenados pelo subdefensor Público-geral, Carlos Fabrício, junto com uma equipe de assessores jurídicos e servidores. “Essas ações são muito importantes para a Defensoria porque levam a Instituição até a comunidade, e fazem com que as pessoas em torno da escola, que tem seus filhos ali matriculados possam contar com os atendimentos de forma descentralizada, que é um dos objetivo da instituição.”, disse Ratacheski.
Na ocasião, a população pôde esclarecer dúvidas sobre pensão alimentícia, reconhecimento de união estável, divórcio, e ainda solicitar a 2ª via de certidão de nascimento e de casamento, além de outras questões inseridas na atuação da Defensoria.
A professora Marina Madureira, diretora da escola, destacou a importância da participação da Defensoria Itinerante. “Durante toda a manhã foi uma das salas mais procuradas, e isso mostra que acertamos ao convidar a Instituição, pois a população aproveitou bastante os serviços oferecidos. Estamos felizes e só temos a agradecer pela Instituição está presente”, disse.
Durante a ação, a comunidade pôde desfrutar de serviços especiais gratuitos como atendimento médico, aplicação de flúor, emissão de documentos, atendimentos jurídicos, atividades de recreação e culturais, além de serviços de beleza como corte de cabelo, spa para os pés e pernas e tratamento facial.
A Escola - Criada em 16 de março de 2005, a escola atendia a 139 alunos na educação infantil e fundamental e possuía uma estrutura de pequeno porte. Em 2014, recebeu prédio próprio, na rua Horácio Mardel de Magalhães, no bairro Tancredo Neves, passando a atender a 817 alunos, em 15 salas de aula, além de quadra de esportes e amplo refeitório.
O Professor Carlos Raimundo Rodrigues, que dá nome à escola, morreu em 5 de novembro de 2003. Ele nasceu em 27 de dezembro de 1943, em Natal (RN). Em 1999, ingressou como professor estatutário da rede de ensino de Boa Vista e lecionou em diversas escolas do município.