Defensores elegem lista para escolha do novo Subdefensor Público-Geral
Os defensores públicos do Estado participaram nesta segunda-feira, 09, da eleição da lista tríplice para a escolha do novo Subdefensor Geral do Estado.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, defensor Ernesto Halt (centro), a eleição foi realizada no prédio da administração superior. “Essa vaga foi aberta em decorrência o Dr. Oleno Matos ter assumido um cargo eletivo de deputado, após a apuração dos votos será encaminhado uma lista tríplice para o defensor geral que deverá nomear um dos integrantes dessa lista para assumir o cargo”.
Dois candidatos concorreram às três vagas. São eles: Carlos Fabrício Ortmeier Ratacheski (direita) e Terezinha Muniz de Souza Cruz (esquerda). A votação prosseguiu até às 17h, logo depois foi feita à apuração dos votos. No total 35 defensores estavam aptos a votar.
O defensor Carlos Fabrício Ratacheski foi o mais votado com 24 votos, seguido pela defensora Terezinha Muniz de Souza Cruz, com 17 votos. O defensor geral Stélio Denner, irá nomear o novo subdefensor geral. A nova Lei Orgânica nacional da Instituição também estabelece que a nomeação cabe ao defensor geral.
A eleição da lista tríplice é feita mediante voto secreto, podendo cada defensor votar em três nomes. Apurado o resultado da votação, a lista tríplice será entregue ao Conselho Superior da Defensoria que encaminhará os nomes para a escolha do defensor público-geral, Stélio Denner.