MASCULINIDADE RESPONSÁVEL: Defensor público e psicólogo da DPERR palestram formas de prevenir a violência de gênero

 

Roraima é o estado que apresentou a maior taxa de estupro de mulheres e meninas em 2021.

Fotos: ASCOM/DPE

A proposta desse trabalho é a gente repensar o papel do homem diante da defesa das mulheres”, diz psicólogo da DPE-RR

 

Março é considerado o mês da mulher e simboliza a luta não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo. Todos precisam agir na luta contra violência de gênero e, tendo isso em vista, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) foi parceira da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) na palestra “Em Defesa Delas: reflexões sobre violências de gênero e masculinidades possíveis”.

O evento, voltado para os servidores homens da Prefeitura de Boa Vista, aconteceu nesta sexta-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito.

O psicólogo da Defensoria, Ed' Luiz Briglia, e o defensor Wenderson Chagas, que atua no Juizado da Violência Doméstica, na defesa do contraditório, conduziram as palestras, as conversas e os compartilhamentos de experiências.

Fotos: ASCOM/DPE

 

Roraima é o estado que apresentou a maior taxa de estupro de mulheres e meninas em 2021 no país.

De acordo com o psicólogo, o evento propôs maneiras de reduzir as micro e as macro violências de gênero. “Estamos aqui para conversar com servidores municipais sobre as violências de gênero e de masculinidades possíveis. A proposta desse trabalho é a gente repensar o papel do homem diante da defesa das mulheres, da redução da desigualdade de gênero e também em estratégias para atuar nas mudanças de atitudes diante desse cenário que, infelizmente, Roraima vive”, destacou.

Já para o defensor Chagas, o momento foi uma oportunidade de fortalecer os laços entre a Defensoria, o município e todo o estado em um combate conjunto contra uma triste realidade de Roraima.

 

“É muito importante a atuação da Defensoria no nível municipal e estadual, no sentido de multiplicar todas as questões de combate à violência doméstica, que é muito sensível no país inteiro. Essa aproximação da Defensoria com a prefeitura e com o estado é importante para juntos combatermos essa realidade”, frisou o defensor.

Top