TODOS CONTRA A PÓLIO: Baixa vacinação contra a poliomielite acende alerta da DPE-RR em roda de conversa

 

FOTO: ASCOM/DPE

Roda de conversa com o objetivo de conscientizar servidores e servidoras da instituição.

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) promoveu, nesta sexta-feira (16), uma roda de conversa com a condução da consultora sênior em saúde e nutrição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Roraima, Ana Lucia Spiassi. O encontro teve o objetivo de apresentar a colisão de várias instituições de Roraima no combate à poliomielite e a importância da vacinação contra a doença. O evento ocorreu no auditório da sede cível da DPE-RR, no Centro de Boa Vista-RR.

A roda de conversa fez parte da campanha de incentivo à vacinação, em que os participantes esclareceram dúvidas sobre o uso de vacinas no combate às doenças evitáveis, além de reforçar sobre as ameaças causadas pelos movimentos antivacina. Servidoras e servidores tiveram a oportunidade de fazer questionamentos sobre o tema.

Para a consultora sênior, que também é doutora e mestre em ciências no programa de medicina preventiva da Universidade de São Paulo (USP), a Defensoria Pública de Roraima terá um papel importante na luta pelo incentivo à vacinação e contra a desinformação.

“A DPE-RR foi parceira de primeira hora do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, começou a discutir a mobilização social em torno do risco de retorno da poliomielite. Essa atividade já rendeu frutos para além dela, pois nós precisamos voltar a falar sobre o risco de retorno dessa doença, uma vez que se trata de algo que é bastante complexo e está ligado às baixas coberturas vacinais aqui no país”, destacou Ana Lucia.

FOTO: ASCOM/DPE

Para ela, a DPE-RR exerceu a função de informar e promover a discussão sobre maneiras de prevenção a casos de doenças evitáveis. “Existe a necessidade de toda a sociedade se mobilizar, pois promover a vacinação não é uma atividade só do setor saúde, é algo que todos devem se mobilizar”, disse.

A defensora Jeane Magalhães Xaud, que acompanhou o evento, destacou que um dos papéis da DPE-RR é defender os direitos humanos e incentivar a prevenção contra doenças. “Nós não podemos deixar que posicionamentos políticos sem base científica, que questionam as vacinas, reflitam na saúde da população. A Defensoria cumpre seu papel de defensora dos direitos humanos, e assegura o direito à saúde, no caso. Todos temos que nos vacinar para erradicar novamente esses vírus que ainda circulam”, disse a defensora.

Para ela, o combate à poliomielite é um assunto pessoal, já que em sua família, sua tia sofria com consequências da doença.

“Eu tenho uma tia que sofreu com esse vírus e eu convivi com ela a minha vida toda. Eu sei quais as consequências que a pólio pode trazer na vida de uma pessoa. É importante que todos saibam também, sem precisar de casos na família”, disse Jeane Xaud.

 

ASCOM DPE (095) 36231615 / 991181698

Top