DE OLHO NA PÓLIO: DPE-RR adere campanha e promove roda de conversa sobre poliomielite

O evento ocorre na próxima sexta-feira (16), na sede da DPE-RR, a partir das 10h.

 

FOTO: ASCOM/DPE

Roda de conversa com o objetivo de conscientizar servidores e servidoras da instituição

 

Nesta sexta-feira (16), a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), realiza uma roda de conversa com o objetivo de conscientizar servidores e servidoras da instituição sobre a poliomielite e a importância da vacinação contra a doença. A inscrição é pelo endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/palestrapoliomielite

  A roda de conversa inicia às 10h e encerra às 12h, no auditório da sede cível da DPE-RR, no Centro de Boa Vista-RR. O objetivo é que aproximadamente 120 pessoas participem da atividade.

O evento será conduzido pela consultora sênior em saúde e nutrição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Roraima, Ana Lucia Spiassi, que irá prestar orientações e esclarecer dúvidas sobre o uso de vacinas no combate a doenças evitáveis, além de explicar as ameaças causadas pelos movimentos antivacina. Servidoras e servidores terão oportunidade de fazer questionamentos sobre o tema.

  O subdefensor público-geral, Oleno Matos, ressaltou a relevância desse momento para a Defensoria. “Vivemos a ameaça da volta da poliomielite no Brasil, que já é considerado um país de alto risco para a doença. Por isso, precisamos conscientizar sobre a importância da vacinação, que é o principal mecanismo de prevenção.

Na oportunidade, Oleno frisou aos servidores e servidoras a importância da participação desse diálogo com o Unicef a respeito da paralisia infantil, nesta sexta (16).  “Garanta a sua participação fazendo a inscrição. Vida em primeiro lugar! Vamos juntos com algumas gotinhas erradicar essa doença”, enfatizou.

 

FOTO: INTERNET

 A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos

 

POLIOMIELITE: A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de cinco casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

 

ASCOM/DPE: (95) 3623-1615/(95) 99118-1698 / (95) 99153-6513.

Top